ABDOMINOPLASTIA

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada com o objetivo de remover o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez e deixando a barriga mais lisa e dura, também sendo possível também remover estrias e cicatrizes presentes no local.

Abdominoplastia

Preencha os seus dados que entraremos em
contato para agendar a sua consulta.

Essa cirurgia pode ser feita tanto em mulheres quanto em homens e é principalmente indicada para quem perdeu muito peso ou para mulheres que, após a gravidez, ficaram com a região da barriga muito flácida.

Em alguns casos, principalmente em mulheres magras que apenas têm apenas alguma gordura localizada, o cirurgião pode recomendar fazer apenas a lipoaspiração ou uma mini abdominoplastia.

 Tipos de abdominoplastia

Os principais tipos de abdominoplastia são:

  • Abdominoplastia completa: quando o corte é feito de uma ponta a outra do quadril;
  • Abdominoplastia parcial: é feito um corte menor;
  • Abdominoplastia estendida: é feita uma redução significativa da gordura do abdome e excesso de pele; 
  • Abdominoplastia com tensão alta nas áreas laterais: técnica que permite definir melhor a cintura;
  • Abdominoplastia flutuante: é semelhante à abdominoplastia parcial, no entanto, poupando a região do umbigo;
  • Abdominoplastia com lipoaspiração: é indicada apenas com a finalidade de melhorar a estética e quando a quantidade de gordura é pequena e localizada; 
  • Abdominoplastia circunferencial: é um tipo de abdominoplastia estendida que também envolve a região glútea.

 

A escolha de um tipo específico de abdominoplastia depende da avaliação médica, que leva em consideração as características de cada pessoa e o resultado desejado,

Antes da realização da abdominoplastia, é importante que a pessoa passe por avaliação pré-operatória para que seja verificado o risco de complicações. Por isso, o médico cirurgião normalmente indica exames de sangue e a avaliação física e dos fatores de risco, como tabagismo, obesidade e idade avançada, por exemplo.

Dependendo da quantidade de gordura e pele que se deseja remover, o médico também pode realizar um corte ao redor do umbigo para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen. Em seguida, o médico começa o fechamento dos cortes por meio do uso de sutura, adesivos de pele ou fitas.

Para que serve?

Readequação estética da parede anterior do abdome

Beneficios abdominoplastia

Correção de diástases

marcações pra realizar abdominoplastia

É uma cirurgia plástica que reduz o excesso de pele e de gordura ao redor do abdômen, fortalecendo a parede muscular da região.

medico prestes a marcar abdome da paciente

Benefícios da Abdominoplastia

● Redução do excesso de gordura. ● Redução do excesso de pele. ● Redução de estrias. ● Redução de peso.
Beneficios abdominoplastia

Dúvidas Frequentes

Quantos quilos vou emagrecer com a cirurgia plástica?

Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o contorno estético, mas sim as proporções que o abdome mantiver com o restante do tronco e os membros. Paradoxalmente, os abdomes que apresentam melhores contornos estéticos são justamente aqueles em que se fazem as menores retiradas. A maioria das mulheres apresenta certa “flacidez” do abdome após um ou vários partos, com predominância de pele sobre a quantidade de gordura localizada na região. Estes casos nos permitem excelentes contornos. Em outros casos, em que o paciente está com o peso acima do normal, o contorno também será compensatório e proporcional ao restante do corpo; entretanto, vale a pena lembrar que “excesso de gordura” em outras regiões vizinhas do abdome ainda existirá, o que nos leva a aconselhar àquelas que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento clínico (dieta, orientação alimentar) ou fisioterápico (drenagens linfática, musculação), para equilibrar as diversas partes entre si. É importante a prática de atividade física, que dependerá de sua idade e condicionamento físico, e quando possível deverá ser realizada inclusive no período pré-operatório, pois a musculatura estando adequada auxiliará na correção das diástases (afastamento) musculares.

Quando poderei voltar às atividades normais?

Em média após um mês da cirurgia, exceto atividades físicas (exercícios) que poderão ser retomadas após 3 meses.

Quanto tempo demora a cirurgia?

Em média de 3 a 4 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-anestésica.

Após a abdominoplastia, quanto tempo demora para desinchar?

O inchaço geralmente diminui em uma ou duas semanas após a abdominoplastia, no entanto, o resultado definitivo da cirurgia pode demorar alguns meses para ser observado.

Como saber a abdominoplastia certa?

Antes da cirurgia, é importante que a pessoa não beba, fume ou tome medicamentos que possam aumentar o risco de sangramentos, como aspirina ou anti-inflamatórios. A abdominoplastia demora entre 2 a 4 horas e é feita com anestesia peridural. Normalmente, o médico começa a cirurgia fazendo um corte entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo para que o excesso de gordura, tecidos e pele possam ser removidos.

Quanto tempo devo ficar de repouso?

Geralmente, a pessoa fica 2 a 4 dias internada após a cirurgia para prevenir complicações, como tromboembolismo e infecção, que podem ocorrer nos primeiros dias. É normal que na semana seguinte à abdominoplastia a pessoa sinta dor no local da cirurgia e a região fique escura e inchada. No entanto, estes sintomas tendem a melhorar na medida em que a cicatrização ocorre. Caso os sintomas não apresentem sinal de melhora após uma semana ou surjam outros como febre ou saída de pus pela ferida, é importante voltar ao cirurgião para uma avaliação.

Como é a recuperação?

A recuperação da abdominoplastia demora em média 2 meses e requer alguns cuidados, principalmente com a postura, sendo fundamental não fazer esforços durante esse período e usar uma faixa abdominal.  Além disso, é comum surgir dor no abdômen e hematomas, principalmente nas primeiras 48 horas, que diminuem com o passar das semanas. Para evitar acumular líquidos no abdômen, normalmente também são colocados drenos no local da cirurgia, que devem ser mantidos por alguns dias.

Veja também!

Política de Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao aceitar ou continuar navegando neste site você concorda e declara estar ciente dos termos abaixo: política de privacidade

× Como posso te ajudar?