Depois de tantos desafios para atingir o peso ideal, observar que está ganhando peso pode ser frustrante alerta os especialistas
Após a cirurgia bariátrica transformar a vida de muitas pessoas, o reganho de peso pode surgir como um fantasma para aqueles que decidem mudar de vida. Segundo estudos realizados pela USP em 2023, 92% dos pacientes bariátricos começam a ganhar peso, ou seja, readquirem pelo menos 20% do peso perdido com o procedimento após dois anos da cirurgia. A pesquisa também identificou que o ganho de peso está relacionado com aspectos emocionais.
O Dr. Almino Ramos, especialista em cirurgia bariátrica e à frente da Clínica Perfeita Bariátrica — ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade — explica que a obesidade é uma doença crônica. Esse é o primeiro ponto a ser reconhecido pelo paciente. Voltar a engordar é algo que pode acontecer, pois a cirurgia não garante a cura da doença. Assim como a diabetes e a hipertensão, a obesidade é uma doença que precisa ser controlada.
Em um tratamento convencional de obesidade com medicamentos, por exemplo, a pessoa volta a engordar porque alguns fatores precisam ser analisados, como a compreensão do processo de emagrecimento. Da mesma forma, as pessoas que optam pela cirurgia bariátrica devem entender que o procedimento não significa a cura; por isso, elas não estão imunes à obesidade e ao reganho de peso. Para manter o peso ideal e não voltar a engordar, é necessário seguir os tratamentos conforme orientação médica.
O programa de tratamento consiste em preparo, operação, acompanhamento nutricional e psicológico, além de atividades físicas. E não se engane achando que deixar de comer grandes quantidades de arroz e feijão garante se manter magro, pois pode estar consumindo produtos com alto potencial calórico, como Coca-Cola, cerveja, pudim, bolo e coxinha, por exemplo.As pessoas precisam ter consciência de que a cirurgia é apenas uma etapa do programa, que também foca na ansiedade, um gatilho importante para o aumento da ingestão de alimentos. A atitude mais coerente após a perda de peso é manter-se no programa, adotar uma alimentação balanceada e embarcar em uma jornada sincera de autodescoberta e nutrição, aprendendo a cuidar de si mesmas e a prosperar em seus novos corpos, com o apoio de amigos amorosos e orientação especializada.